Cursos

Escola das Artes da Universidade Católica – Pólo Regional do Porto

A Universidade Católica Portuguesa  oferece na Escola das Artes – Porto formação superior especializada em conservação e restauro enquadrada no âmbito da Declaração de Bolonha.
No quadro do 1º ciclo o curso de licenciatura em Arte, Conservação e Restauro forma conservadores-restauradores fornecendo uma formação de  carácter generalista, habilitando os futuros profissionais à intervenção na salvaguarda de bens culturais de diversos tipos.
Tal como prevê o regime de Bolonha o 2º ciclo complementa a formação base adquirida na  licenciatura podendo os conservadores-restauradores especializarem-se através do mestrado. Está programado para Setembro do corrente ano o início do curso de Mestrado em Conservação de Bens Culturais.
O 3º ciclo possibilita um aprofundamento das linhas de investigação iniciadas no Mestrado, permitindo a muitos profissionais, por vezes com largos anos de prática, darem corpo a reflexões teóricas relacionadas com a sua actividade profissional. Com o objectivo de diversificar a oferta formativa neste nível de estudos em Portugal, iniciou-se em 2010 o curso de doutoramento em Conservação de Bens Culturais com duas áreas de especialização: conservação de pintura, área já consolidada na UCP  e outra inovadora representada  pela aposta na conservação  de materiais inorgânicos.

Para um texto de apresentação aos cursos oferecidos pela Escola das Artes na área de  Arte, Conservação e Restauro, da autoria do Prof. Doutor Gonçalo Vasconcelos e Sousa – [gsousa@porto.ucp.pt] (Director do Departamento de Arte e Restauro da Escola das Artes), clique aqui.

Mais informações abaixo:


LICENCIATURA EM ARTE, CONSERVAÇÃO E RESTAURO

A Licenciatura em Conservação e Restauro encontra-se em conformidade com o Modelo enunciado no Tratado de Bolonha. O 1º Ciclo de estudos (Licenciatura) apresenta 180 ECTS.
Para ver um vídeo de apresentação a este curso pode clicar nos seguintes links:
Para aceder a mais informação sobre este curso, nomeadamente o plano curricular, clique aqui.
Para aceder às condições de candidatura às licenciaturas da Escola das Artes, pela via normal, clique aqui.
É possível também concorrer a candidatura a este curso pelo regime de Maiores de 23 anos.

Brochura de apresentação da Licenciatura, clique aqui.

Para mais informações clique aqui para nos contactar por email.


MESTRADOS :

Clique aqui para aceder às condições de candidatura dos nossos Mestrados.

Este ano encontram-se disponíveis os seguintes mestrados:

- MESTRADO EM CONSERVAÇÃO DE BENS CULTURAIS
Área de Especialização: Pintura e Escultura

O 2º ciclo de estudos em Arte/Conservação e Restauro oferece desde 2009/10 o Mestrado em Conservação de Bens Culturais com duas áreas de especialização: Pintura e Escultura, em conformidade com o modelo enunciado no Tratado de Bolonha. Estas duas áreas de especialização destinam-se ao aprofundamento de conhecimentos e competências de conservadores-restauradores generalistas que concluíram a sua licenciatura, bem como a todos os profissionais que pretendam reciclar-se ou consolidar reflexões teóricas sobre as suas práticas profissionais.

Clique aqui para aceder ao plano curricular deste Mestrado.

- MESTRADO EM ARTE E PATRIMÓNIO
Área de Especialização: Arte Contemporânea

O 2º ciclo de estudos em Arte e Património oferece desde 2009/10 o mestrado em Arte Contemporânea em conformidade com o Modelo enunciado no Tratado de Bolonha. Este mestrado destina-se à formação de investigadores de história da arte contemporânea e de gestores e coordenadores de projectos culturais e patrimoniais, habilitados a trabalhar em estruturas públicas e privadas. Constitui uma oferta formativa inovadora que possibilita por em prática os métodos tradicionais da História da Arte e os métodos recentes da cultura visual, e simultaneamente estabelecer uma relação entre a Museologia e a conservação da Arte Contemporânea.

Clique aqui para aceder ao plano curricular deste Mestrado.

DOUTORAMENTOS:

Clique aqui para aceder às condições de candidatura dos nossos Doutoramentos.

Encontram-se disponíveis seguintes Doutoramentos:

- DOUTORAMENTO EM CONSERVAÇÃO DE BENS CULTURAIS
Áreas de Especialização: Pintura e Materiais Inorgânicos

Clique aqui para aceder ao plano curricular deste Doutoramento.
- DOUTORAMENTO EM ARTE SACRA

Clique aqui para aceder ao plano curricular deste Doutoramento.



Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: