Visita a Coimbra – Porta Especiosa da Sé Velha e Mosteiro de Santa Clara –a –Velha

27 11 2009

Os alunos do 1º ano realizaram uma visita de estudo a Coimbra no passado dia 20 de Novembro. Esta visita inseriu-se na disciplina de Técnicas de Preservação e Conservação I(Materiais Inorgânicos) tendo sido orientada pela respectiva docente.
A Porta Especiosa da Sé Velha de Coimbra constituiu o primeiro ponto de paragem. Este exemplar da escultura renascentista representou um dos maiores desafios da última década no domínio da conservação de pedra. Os alunos tomaram contacto directo com o caso de estudo e as problemáticas por ele colocadas. Em regime de aula prática no terreno, foram abordados os diagnósticos e os tratamentos aplicados, tal como as questões em torno da apresentação final do restauro.

Inserir fotos – 1400 e 1416

A visita prosseguiu já da parte da tarde no Mosteiro de Santa Clara- a- Velha, onde se visitaram a exposição permanente, as ruínas e os laboratórios de conservação e restauro do espólio proveniente das escavações.
As peculiaridades do sítio arqueológico e as vicissitudes da história do mosteiro foram contextualizadas pela visualização de dois filmes.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: