Participação no IV Congresso Chileno de Conservação e Restauro

12 06 2012

Decorreu no passado mês de Maio, entre os dias 23 a 26 na Pontifícia Universidade Católica do Chile- Escola das Artes, o IV Congresso Chileno de Conservação e Restauro, subordinado ao tema “Novos Olhares, Novos Patrimónios: um desafio disciplinar, transdisciplinar e intercultural”.
O evento contou com cerca de 300 profissionais do sector cultural, entre conservadores- restauradores, académicos e profissionais do património de toda a América Latina, de Espanha e Portugal. A Universidade Católica foi representada pela Profª Eduarda Vieira que apresentou a comunicação intitulada “A Formação dos Conservadores-Restauradores em Portugal. A Investigação e a Linha de Estudo e Conservação de Bens Culturais do CITAR”, integrada no V Simpósio de especialidade dedicado à temática da Formação dos Conservadores e o papel das universidades na Ibero-América.
Este simpósio foi coordenado pelos Profs. Roberto Heiden da Universidade Federal de Pelotas- Rio Grande do Sul e Magali Meleu Sehn da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo contado com a participação de representantes de outras universidades que ministram cursos de conservação e restauro, tais como a Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Politécnica de Valência (Espanha). Coube à Prof. Andrea Bachetinni, da UPFEL, o comentário de encerramento do painel. O Simpósio permitiu uma troca de experiências importante e um reforço de laços com vista a uma futura cooperação institucional em projectos na área da conservação e restauro e dos estudos patrimoniais.
O evento terminou no dia 26 na cidade de Valparaíso, Património da Humanidade com uma visita ao edifício histórico reabilitado Luis Cousiño, monumento nacional. O congresso registou ainda a presença de conhecidos conferencistas convidados, a saber: John Carmen do Reino Unido, Salvador Muñoz Viñas, de Espanha e Isabel Medina Gonzalez, do México.
Durante os quarto dias que durou o congresso foram abordados diversos temas e questões com destaque para os da Conservação Preventiva, Avaliação e Gestão de Risco, Estudos Críticos de Património, Arquitectura, Cidade e Paisagem, Património e Comunidades, Arqueologia e Património Imaterial, Conservação de Pintura Mural e de Colecções Bio-arqueológicas, diagnóstico do património cultural bem como o da conservação dos bens culturais da Igreja Católica na América Latina.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: