Bolsa de Investigação em análise química de Pintura Antiga

18 10 2012

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa no âmbito do projecto de I&D projecto financiado pela FCT, “A camada de preparação invisível e a sua influência na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: uma questão a resolver”, do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, (PTDC/EAT-HAT/100868/2008), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

Referência: BI-100868-IHA-FLUL

Área científica genérica: Chemistry

Área científica específica: Applied chemistry

Texto do anúncio

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa (BI) no âmbito do projecto de I&D projecto financiado pela FCT, “A camada de preparação invisível e a sua influência na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI: uma questão a resolver”,do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, (PTDC/EAT-HAT/100868/2008), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas condições abaixo referidas.

Área Científica: análise química de Pintura Antiga.
Requisitos de admissão:
-Licenciatura em Química e afins
-experiência na montagem e interpretação de cortes estratigráficos
-Prática na realização de todo o tipo de análises com os equipamentos de micro-FTIR

Plano de trabalhos:
O objectivo do trabalho a desenvolver é o conhecimento integrado das camadas de preparação através das pinturas pertencentes ao “corpus” seleccionado do projecto, no Laboratório de Conservação e Restauro do Instituto dos Museus e da Conservação e que consiste na análises laboratoriais efectuadas em pinturas sobre tábua dos séculos XV e XVI em Portugal.
Esta bolsa contempla também o estudo dos materiais de preparação ao nível regional através de diferentes ensaios e análises laboratoriais contribuirá para um aprofundamento do conhecimento científico e tecnológico de materiais e técnicas de produção regionais e promoverá futuras investigações sobre o património pictórico regional e a sua conservação.

Objectivos a atingir:
A bolsa pretende oferecer formação científica e prática na área de análises químicas de Pintura Antiga. A identificação e contextualização da camada de preparação na pintura do período em estudo, juntamente com os ensaios experimentais de envelhecimento das camadas de preparação com material de origem regional, contribuirão para um novo olhar sobre a relação entre os artistas, seus critérios e recursos materiais a que recorrem na criação das suas obras, procurando definir a existência de identidades entre “ateliers”.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) – http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. – 2012 – http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Conservação e Restauro do Instituto dos Museus e da Conservação e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica dos Professores Doutores Vítor Serrão e António Candeias.
Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 8 (oito) meses, com início previsto em Dezembro de 2012.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745 euros (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Artº. 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular, com a respectiva valoração de 0-20 valores

Composição do Júri de Selecção:
– Presidente: Professor Doutor Vítor Serrão
– Vogal: Professor Doutor Luís Afonso
– Vogal: Professor Doutor Fernando Grilo

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de projecto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Instituto de História da Arte da FLUL, e publicitada na página electrónica da FLUL domiciliada na Internet (http://www.fl.ul.pt/upc-bolsas-e-programas-de-investigacao/upc-bolsas-bolsas-flul).

Do projecto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua afixação/publicitação.

O candidato aprovado será notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 02 a 15 de Novembro de 2012.

As candidaturas deverão ser apresentadas por carta de motivação e ser acompanhados da seguinte documentação:

Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa, nomeadamente:

a) Certificado de habilitações;

b) Curriculum vitae do candidato;

c) Fotocópia do Bilhete de Identidade;

d) Outros documentos considerados relevantes para a candidatura.

A documentação deverá ser enviada para:

Prof. Doutor Vitor Serrão
Instituto de História da Arte
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa

Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Outro
País: Portugal
Localidade: Lisboa

Instituição de acolhimento: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/Instituto de História da Arte

Data limite de candidatura: 15 November 2012 (A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)

Dados de contactos da organização

Instituição de contacto: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Endereço:
Alameda da Universidade, Cid. Universitária
Lisboa – 1600-214
Portugal

Email: claudia.gomes@fl.ul.pt Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
Website: http://www.fl.ul.pt


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: