Workshop Projecto Syddarta

10 02 2014

Decorreu no passado dia 23 de Janeiro na Escola das Artes um workshop que se destinou a divulgar o projecto SYDDARTA, tendo o evento sido organizado pelo Grupo de Investigação em Estudos de Conservação do CITAR.

O projecto SYDDARTA resulta de um consórcio de diversos parceiros de vários países europeus (universidades, empresas e instituições de tutela cultural) e tem com objectivo principal o desenvolvimento de um protótipo pré-industrial de diagnóstico de estados de deterioração dos bens culturais em vários suportes, mas com especial incidência na pintura sobre tela, e baseia-se na conjugação de diversas técnicas ópticas para efectuar a recolha de informação (imagens híper-espectrais, 3D e scanner), recorrendo a vários equipamentos desenvolvidos para o efeito.

Trata-se de um projecto em fase de desenvolvimento financiado pela Comunidade Europeia ao abrigo do FP7 www.syddarta.eu/

. O tema da aplicação das técnicas ópticas à análise de obras de arte suscitou o interesse da comunidade de investigadores e profissionais da conservação e restauro tendo –se registado a adesão de cerca 50 participantes.

DSC_0008 DSC_0014 DSC_0016 DSC_0078 DSC_0097 1 V1_1435_iso2000_11mm_f3,5_15s


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: